Adotando um estilo de vida cristão: a importância da humildade, mansidão e longanimidade segundo a carta aos Efésios 4: 1,2


Fazendo um breve resumo dos capítulos 1 a 3 da carta aos Efésios, percebemos que Paulo apresenta grandes bênçãos de Deus na vida da sua igreja. Ele fala essencialmente de doutrina cristã. Há nos textos sobre doutrina da eleição, predestinação, sobre a vida e a obra de Cristo, sobre os efeitos danosos do pecado, sobre a graça salvadora de Deus e o poder vivificante do Espírito Santo na vida do salvo.
Já do capítulo 4 em diante o apostolo Paulo se preocupa em orientar a igreja a que adote um estilo de vida que seja compatível com a doutrina que ela tinha recebido. Vemos isso no 4:1 quando ele roga aos irmãos para andarem de modo digno da vocação a que foram chamados. Essa vocação não pode ser entendida como vocação para o sagrado ministério pastoral, mas sim como a vida que Deus preparou para todos que são a igreja do Senhor devam viver. Então o que Paulo está rogando aos irmãos é que eles deveriam refletir no estilo de vida que eles estavam adotando dentro e fora da comunidade cristã.
O que se deve pensar agora é na qualidade e tipo de vida que se requer individualmente de todos os que são filhos de Deus e também pensar na comunhão da igreja do Senhor Jesus Cristo. Como proceder no nosso dia a dia já que somos salvos em Cristo Jesus.
Percebam que Paulo não está para ensinar métodos de comportamento cristão. Ele está rogando para o cristão adotar a vida que Deus preparou para que ele. Não são conselhos éticos e morais, mas sim uma manifestação exterior de uma transformação interior realizada pelo Espírito santo por ocasião do novo nascimento. E mais, o que se percebe nesta transição de doutrina nos capítulos 1 a 3 para a pratica a partir do cap. 4 é que um bom comportamento cristão depende do ensinamento doutrinário que ele recebe, mas também que doutrina não pode estar divorciada da prática. Em síntese: o que Deus nos ensina, Ele deseja que isso mude as nossas vidas e que tenhamos atitudes de obediência, caso contrário teremos conhecimento sem demonstração de vida;  teoria sem poder para evidenciar; conhecimento da verdade, mas sem santificação prática; aprenderemos que somos corpo de Cristo e família de Deus, mas sem viver a unidade deste corpo e os sadios relacionamentos dessa família.
Não dá para ser cristão somente de culto de doutrina e EBD é preciso ser cristão que revela o aprendizado na vida diária e na comunhão da igreja.
Estar é Cristo é andar como Ele andou.  E há três palavras que destaco no versículo 2 que são essenciais para que o cristão viva e assim possa demonstrar na pratica a transformação de sua vida. São elas: humildade, mansidão e longanimidade.

HUMILDADE: Jesus é o nosso grande exemplo de uma pessoa humilde e como nós, seus servos devemos viver em relação a Deus, a nós mesmos e as pessoas que nos cercam.
No texto a humildade tem a ver com “humildade de mente”. Isso significa reconhecer o valor das outras pessoas. Jesus é assim. Ele reconhece o valor das pessoas. E não pode haver distinção aqui. As pessoas, de modo geral, dever ser reconhecidas como pessoas de grande valor. Viver essa humildade é fundamental no dia a dia dentro e fora da igreja.
Não devemos nos considerar melhores que ninguém.
Em filipense 4 Paulo vai falar sobre isso:
“Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,
completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2: 1-4
MANSIDÃO: essa palavra diz respeito a atitudes mansas que o cristão deve ter: (1) em relação a Palavra de Deus e (2) em relação ao próximo.

Sobre mansidão em relação a Palavra de Deus lemos em Tiago 1:21:
portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. ”  Tiago 1:21

E sobre a mansidão no trato com as pessoas lemos em 2 Tm 2:25:

Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, ” 2 Tm 2: 25
LONGANIMIDADE: suportar com paciência as pessoas que nos provocam assim como Deus nos suportou quando o provocávamos a ira.

 Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Rm 2: 4

Aplicações práticas
1 – A necessidade da doutrina. Ela fundamental a vida do crente e revela como este deve viver diante de Deus e dos homens
2 – A necessidade da obediência a doutrina para que seja manifesto que somos de Deus e para crescermos em santidade. Deus não nos chamou para sermos pessoas melhores apenas, fomos chamadas para sermos santos.
3 – A vida prática do crente como resultado da salvação feita por Cristo. Andar de modo digno da vocação.
4 – Viver no dia a dia observando essas três palavras destacadas: humildade em relação a Deus, a nós mesmos e ao próximo, mansidão em relação as exortações de Deus para nós e em relação ao próximo e paciência em relação a quem nos provoca.


            

Comentários