Controle de Qualidade na Igreja: O que podemos fazer de melhor para o nosso Deus?

Reflexão em Atos 2. 42 – 47
Certamente você já ouviu falar em controle de qualidade. Este é um termo muito usado nas empresas. A ideia é de que os serviços e produtos oferecidos pela empresa tem que passar por rigorosos critérios de avaliação para que se lance ao mercado o melhor.
A igreja não é uma empresa que visa o controle de qualidade na apresentação de seus produtos, mesmo porque ela não vende produtos, ela anuncia Palavra de Deus. Mas é certo que, o que o mundo comercial chama de controle de qualidade, a bíblia chama de santidade em relação a vida da igreja de Deus. A ideia é de fazer para Deus o melhor que se pode ser feito. Assim deve ser a igreja, um povo que, pelo fato de ter sido salvo por Deus, vive uma vida buscando sempre fazer o melhor para o Senhor.
E neste sentido, a igreja primitiva tem muito a nos ensinar. A maneira que a igreja do Senhor Jesus viveu no início deve ser a forma que a igreja deve viver nos dias de hoje.

O que podemos fazer de melhor para o nosso Deus?

I – PODEMOS SER PERSEVERANTES EM NOSSOS ENCONTROS SEMANAIS PARA O CULTO A DEUS – V. 42, 46

Aquela igreja estava unida para a doutrina, oração, comunhão e santa ceia e, havia perseverança nisso.
Ela tinha reuniões diárias no templo (v. 46) e ainda se encontravam para adorar a Deus nos lares. Não sabemos quantos encontros semanais aquela igreja realizava. Sabemos, com certeza, que o domingo era um dia especial para a igreja se reunir para a adoração coletiva, por ser o Dia do Senhor. Mas seja quantas vezes ela se reunia durante a semana, o certo é que se mantinha perseverança nisso.
Será que não podemos fazer melhor para o nosso Deus do que o que estamos fazendo em relação a nossa frequência aos cultos? As vezes até nos animamos e falamos para nós mesmos que vamos participar com mais frequência, mas com pouco tempo voltamos apenas a visitar alguns trabalhos da igreja. É preciso perseverança e Deus merece isso. Precisamos assumir um controle de qualidade pessoal em relação a nossa atitude de vir a igreja. Não faltar sem uma razão justificável e também não buscar justificativas para nossas ausências deliberadas.
Imaginem se a igreja tivesse sistema de identificação de presença. Tipo uma empresa que marca nossas frequências e inclusive horário de chegada e de saída? Pense um pouco: no final do mês quando fossem computadas as nossas faltas e horários de chegada, que relatório teríamos? Seria realmente satisfatório?  Não há livro de ponto na igreja. A participação deve vir de um coração que sabe que Deus é quem convoca o seu povo para o santo culto e para uma a vida de perseverante comunhão com os irmãos.
Participar em adoração coletiva na igreja. Será que Deus não merece isso de nós? Sim, ele merece! Como podemos implantar um controle de qualidade em nossas vidas para que participemos com perseverança dos cultos? Veja como você tem se organizado e busque de Deus isso. Certamente encontraremos meios de estar mais ativo nos cultos da igreja.
II – PODEMOS CUIDAR MAIS DO NOSSO TESTEMUNHO COMO CRISTÃOS. V. 47

 “...contando com a simpatia de todo o povo”.
O testemunho daquela igreja revelava que Deus habitava ali.
Existe um sistema de monitoramento chamado olho vivo. São câmeras espalhadas pela cidade ligadas a uma central de monitoramento da polícia militar que conseguem detectar tudo que se passa ao redor. Uma câmera do olho vivo tem um ângulo de 360 graus e um alcance de aproximadamente 200 metros. Tudo é monitorado.
Quero dizer para todos nós que devemos lembrar que em qualquer lugar em que estivermos sempre haverá um olho vivo em nossa direção.
Pv 15: 3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons.
As vezes o olho vivo não é apenas o de Deus. Tem também o olho vivo do vizinho, do colega da universidade, do amigo do Facebook que entra em nossa página para saber por onde caminhado na internet. Há muitos olhos vivos em nossa direção.
Há pessoas que ignoram isso e dizem “quem quiser falar que fale...”. Mas se o que estivermos fazendo for errado, é correto ignorar? Deixar os outros falar sem se preocupar com o nosso testemunho? Claro que não. O testemunho é sinal de Deus nas nossas vidas. Devemos sim nos preocupar com nosso testemunho. É o nome de Deus que está em jogo! Jesus disse que devemos fazer a nossa luz brilhar diante dos homens.
Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
Será que não devemos pensar no controle de qualidade dos nossos testemunhos? Controle de qualidade das nossas palavras, das nossas amizades, dos lugares que frequentamos, dos sites que visitamos e até mesmo no controle de qualidade das roupas vestimos. Não se são roupas de grandes marcas ou de sacolões. Para Deus isso não importa. Pode importar para nós, para Deus não! Mas se são roupas que mínimo dão impressão de decência. Somos cristãos e não devemos seguir a ditadura imposta pelo sistema mundano.
São Gregório de Nazianzo, doutor da Igreja Católica, ao surgirem contendas a seu respeito, declarou: "Jogai-me no mar, pois é melhor que eu seja prejudicado do que venha o nome de Cristo a sofrer por minha causa".
O nosso mal testemunho é escândalo e motivo para muitos tropeçarem na fé.
Mt 18: 6 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.
Não devemos ser motivo de tropeço na vida de quem Jesus tanto amou e se entregou. Porque envergonharíamos o bom nome de Cristãos? Não! A Bíblia diz que devemos glorificar a Deus com esse nome.

CONCLUSÃO:
Em nossa vida de adoradores, devemos pensar em controle de qualidade da nossa adoração.
Deus procura pessoas que o adorem seguindo rigorosos critérios de qualidade: quais são esses critérios? Adoração em espírito e em Verdade.
Em espírito porque é preciso ser nascido de novo e ter o Espírito Santo para ser um verdadeiro adorador, e em verdade porque não se pode adorar a Deus de qualquer maneira.
A igreja primitiva tinha esse padrão de qualidade. Nós precisamos ter! Precisamos melhorar a nossa vida de comunhão cristã e de testemunho cristão.
Que o Senhor levante nestes tempos do fim uma igreja viva que zela pela Palavra, que entende e pratica a unidade do Corpo de Cristo e que tem sempre atitudes de pessoas que foram por Cristo regeneradas, convertidas e santificadas.


Comentários