Aprendendo com o profeta Habacuque: lidando com incômodos através da oração e confiança em Deus

Reflexão em Habacuque 2: 1- 4.

É possível que exista alguém que nunca passou por situações que são verdadeiros incômodos ao coração e que sempre resolvem rapidamente os problemas, mas confesso que não sou uma destas pessoas. Sou alguém que enfrenta dilemas que gostaria que não existissem ou pelo menos que fossem por mim rapidamente resolvidos, mas a realidade é que alguns deles persistem em continuar incomodando.

O profeta Habacuque foi um homem de Deus que viveu algumas situações que o incomodava muito (Hc 1: 1-4), como, por exemplo, os problemas sociais e espirituais de sua nação. Ele fala sobre  justiça corrompida, violência e afrouxamento da lei (coisas bem comuns em nossa nação, infelizmente!). Tais questões eram motivos para atingir o coração de Habacuque, mesmo porque ele sabia que tudo isso de ruim que acontecia era reflexo do afastamento de Deus por parte do povo. Então o profeta, chorava em seu íntimo desejando que as coisas mudassem para melhor.

Agora, sabe uma mais uma coisa boa em Habacuque? É que ele sabia o que fazer quando algo lhe incomodava e ele não podia resolver e, quem sabe se não é exatamente isso que eu e você precisamos praticar?
Diante de situações assim, Habacuque orava (Hc 2:1), acreditava em Deus (Hc 2: 4)  e esperava pelo seu Senhor (Hc 2: 3).

É isso gente! Orar, crer e esperar em Deus são coisas que podem até não resolver os problemas de imediato (e quantas vezes, também, resolvem-se de imediato. Graças a Deus!), mas aliviam o coração e "colocam" tudo nas mãos de quem pode tudo fazer segundo a sua vontade - O Senhor.

Que tal orar agora?


"Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. " Filipenses 4:6



Comentários