A importância do comprometimento na obra de Deus, à luz da vida de Arquipo

Reflexão em Colossenses 4: 17

O apóstolo Paulo no final de sua carta aos colossenses cita o nome de várias pessoas que foram seus companheiros de luta no ministério e dentre eles está Arquipo. É interessante que a bíblia quase não fala sobre esse irmão, mas o pouco que fala nos faz perceber que ele era um homem envolvido com a obra de Deus.

Só há duas passagens em que Arquipo é citado, sendo a primeira o próprio texto de Colossenses 4: 17 e a segunda  Filemom 1:2.

Fm 1:1-2 (1) Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, (2) e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,

O nome Arquipo, em latim, significa “domador de cavalos”. Devido as poucas passagens que temos sobre esse irmão, não temos como afirmar muitas coisas, mas o que conseguimos é suficiente para afirmarmos com segurança.

Arquipo era companheiro de lutas no ministério do apóstolo Paulo – com isso percebemos que ele não era uma pessoa sem experiência na vida cristã. Ele era igreja militante, batalhava pela fé.

Provavelmente um líder da igreja em Colossos ou em Laodicéia (Vejam que a carta aos Colossenses deveria ser lida também pelos de Laodicéia).

Por alguma razão, que não sabemos qual, Arquipo precisou ser reprendido por Paulo sobre o ministério que ele exercia.

A repreensão foi “ Cl 4: (17) Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.

Vejam o que o mistério era legitimo ("recebeu no Senhor") e que era para ser obedecido ("...para o cumprires"), mas o obreiro estava negligenciando.

O que posso tirar para a minha vida deste texto?

1 – Deus nos salvou em Cristo e nos fez igreja, não apenas para usufruirmos das bênçãos da salvação, mas também para nos comprometermos com a sua obra;
2 – Nenhum de nós está isento de parar de fazer o que o próprio Deus deseja que façamos. Pode ser por alguma circunstância, mas infelizmente paramos.
3 – Deus ama seus filhos e mesmo quando eles param, o Senhor envia seus servos para nos alertar de que devemos seguir em frente;

4 – Arquipo significa “domador de cavalos”. Não sei se era a profissão dele. Sei que o nome sugere alguém de força, mas que precisou ser fortalecido. É bem provável que você já foi um cristão de muita força, mas hoje se encontra necessitado de graça para continuar firme. Deus te fortalece e te sustenta.

" Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus". 2 Tm 2:1.


Comentários